sexta-feira, 8 de julho de 2011

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Hoje, mais do que nunca temos que repensar a escola e a educação, vivemos a era da densidade de conhecimento, e não a era das máquinas, de décadas atrás, quando ter um curso de datilografia era a mais moderna forma de conhecimento para a época, estamos formando gente que daqui a dez ou quinze anos estarão atuando no espaço profissional, que necessitam cada vez mais de conhecimentos, e quais terão?!  Pois a realidade do professor, no atual momento, está bastante prejudicada por conta da sua dificuldade em ter acesso as novas tecnologias que nos cerca, alguns por conta da falta de tempo, outros até mesmo pela ignorância de como buscar, as longas jornadas de trabalho que é cometido para que sua família tenha uma vida digna, mais tudo isso não justifica, pois além da escola, existe outra forma de fonte de conhecimento,  onde vem a informação da grande massa, que é a televisão, tão presente nos domicílios, (no Brasil 92%), só que há tantas bobagens, que se ela fosse utilizada de maneira inteligente, teríamos uma salto enorme a nível de conhecimento, esse instrumento tão presente no cotidiano das pessoas  alguns professores também não utilizam, não adianta mudar o currículo, precisamos repensar a escola num sentido mais amplo, uma escola menos lecionadora e mais organizadora do conhecimento e articuladora dos diversos espaços do conhecimento, se até as grandes empresas em face dos novos tempos, além de qualificar , requalifica seu trabalhador, porque a escola enquanto, instituição que forma ou tenta formar o educando a ser um cidadão crítico, porque não, requalificar o seu mediador?!!, Esse professor profissional da educação, já que ele se vê compelido a realizar trabalhos que fogem as suas incumbências, então se torna necessário sim, repensar o papel da escola hoje... “Pois, só aprendemos quando aquilo que aprendemos é “significativo”.. (Piaget).. para nós e nos envolvemos profundamente no que aprendemos, e sonhamos sim, com uma sociedade melhor, inclusiva, onde todos possam ter acesso ao saber. 



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