Componente curricular: Geografia/ Compreensão sobre os movimentos das placas tectônicas.
O primeiro contato com o assunto proposto, Compreensão sobre os movimentos das placas tectônicas, foi através do livro didático, em conjunto com a turma em uma leitura, apresentei o tema com imagens de alguns lugares que sofreram com a ocorrência de terremotos e ocorreu um questionamento sobre o conhecimento que os alunos tinham a respeito do mesmo, aproveitando a mídia e suas reportagens sobre o ocorrido do Japão, a turma foi dividida em grupos, onde cada grupo pesquisou pela internet, para um melhor aprofundamento sobre o tema, indiquei o site http://www.brasilescola.com/ Em uma nova aula em sala, promovi um debate sobre o tema sensibilizando os alunos sobre as catástrofes provocadas pelos terremotos e destacando o dinamismo interno da Terra e seus efeitos, os alunos realizaram desenhos ilustrando as principais camadas da Terra, aproveitando o debate, ocorreu um novo questionamento, essas catástrofes estão ligadas somente as forças da natureza ou também são contribuições da ação antrópica? Gostaria que o laboratório da escola estivesse aberto e liberado para os alunos, pois, com ele seria mais interessante a explanação do tema, com todos os alunos juntos, mais, como não está, solicitei que os alunos explorassem ao máximo o site indicado, buscando informações também sobre o dinamismo interno da Terra, observando como cada aluno e seu grupo expõem suas idéias, solicitei a organização de um mural informativo, pois percebi que alguns alunos não tiveram ou não possuem acesso a rede de informação (internet), e com a confecção do mural, os que ficaram de fora do processo, puderam inserir suas opiniões na sala de aula de forma ilustrativa, assim esse recurso foi utilizado de maneira interessante e chamativa. Tentei, engatinhando talvez, a utilizar essa nova possibilidade e estratégia a favor da aprendizagem, pois nós professores, precisamos ter acesso e dominá-la, com uma melhor infraestrutura nas escolas e mais capacitação e oportunidade nessa área para os professores, assim a tecnologia, poderá enfim, ocupar o espaço que nossas crianças precisam.
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