Desenvolvimento do projeto:
Para realizar essa atividade, primeiro fiz uma pesquisa entre as turmas sobre o conhecimento dos alunos sobre o conteúdo que começaríamos na próxima aula, como é difícil o acesso ao laboratório da escola, trabalhei da seguinte forma, estamos falando dos impactos no ambiente e aproveitando fui, globalizando a zona rural e urbana, primeiro, comecei fazendo uma pesquisa com os alunos que possuem o computador ou notebook, em sua residência, e quem possuía acesso fácil na internet, percebi que das três turmas do 6°ano, o quantitativo dos alunos que não tem a máquina em casa, eram poucos, então partir daí o desenrolar do planejamento foi mais fácil do que imaginava, coloquei na lousa, o endereço eletrônico HTTP://meioambienteportalprofesor.wordpress.com, entrar no Blog Meio ambiente e ler o texto A Carta da Terra, e( HTTP://letras.terra.com.br/elis-regina/45668) , no qual, deveriam acessar, e assistir um vídeo, expliquei passo a passo, como fazê-lo, na aula seguinte os que acessaram estavam muito empolgados e os que não conseguiram copiaram a música no caderno, alguns reproduziram em CD o vídeo e com auxilio da TV e DVD, os que não conseguiram acessar, ficaram sabendo o conteúdo do site, a música Casa no campo da cantora Elis Regina ( o vídeo é curtinho três minutos) . Começamos a interpretá-la, e em grupo, os alunos reconstruíram um novo texto, várias perguntas foram levantadas em relação à música e ao conteúdo que estamos trabalhando, fazendo uma ponte com o vídeo assistido, o livro didático, os alunos realizaram uma lista dos aspectos positivos e negativos de viver na zona rural e urbana, bem como das necessidades de saber contribuir para defesa de ambos ambientes, sugeri uma visita a outro endereço eletrônico, para a próxima aula o WWW.canalkids.com.br/meioamiente/planetaemperigo
Percebi, que os alunos que não acessaram o primeiro endereço, ficaram bastante curiosos para entrar no segundo, em sala, novamente formamos os grupos e dessa vez os alunos produziram um folder, do assunto proposto, impactos ambientais, cada grupo escolheu um tema e desenvolveram a tarefa, aproveitei o microsistem, agora para ouvirmos a música novamente, e ela ficou sendo o fundo musical para realização da tarefa, percebi que alguns alunos não ficaram satisfeitos com o tema que o grupo escolheu, então entreguei uma nova folha e deixei levarem para casa, para cada um realizarem seu folder, conforme sua criatividade, o resultado foi muito gratificante, agora passaremos para uma quarta etapa, que será a apresentação de cada grupo a turma do tema que eles escolheram para defender. Essa atividade foi realizada utilizando quatro aulas de 50 minutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário